terça-feira, 15 de março de 2011

O ABC do Scrapbooking

por Priscilla Gonzaga

Quando comecei a pesquisar informações sobre Scrapbooking, li muitos termos que nunca tinha ouvido falar. Então criei este Glossário para quem está começando com a arte do Scrap.

A
Acid-free: são produtos que não possuem ácido em sua composição. Eles são usados para garantir maior durabilidade das fotos e dos trabalhos.

Adesivos: desenhos de figuras autocolantes que facilitam e embelezam  muito a decoração da página. Há uma variedade enorme de adesivos no mercado.



Álbuns: existem vários modelos que podem ser usados no Scrap. Geralmente já vem com plásticos protetores livre de ácido.  O tamanho  mais usado é o de 30,5 cm x 30,5 cm.



Almofadas: são almofadas com tinta para serem utilizadas nos carimbos e para criação de alto relevo com pó para emboss. São encontrados em várias cores.



B
Bailarina:  são colchetes que fixam ou enfeitam as fotos. Existem de várias formas, cores e tamanhos.



Boleadores: instrumentos com ponta esférica de vários tamanhos que permitem realizar trabalhos em alto relevo no papel.



Bordas: são recortes prontos em diversas formas para decorar as extremidades das fotos ou das páginas.

Botões: são botões que já conhecemos, mas com uma infinidade de cores, formas e desenhos.



C
Caneta-gel: é muito utilizado para escrever o Journal e para decoração. Existem várias cores.

Carimbos: eles podem ser usados em aplicações tradicional ou usado no emboss. Existem inúmeros modelos. Se usado com pó emboss, o projeto fica com uma textura em alto relevo e com brilho.



Chipboard: é uma papelão cinza duro, que é utilizado para fazer letras, enfeites ou álbuns. Você pode comprar o Chipboard já recortado no formato desejado ou você mesmo pode criar seu modelo.

E
Emboss: é um pó especial que se funde ao ser aquecido. Quando você carimba uma figura  com pó emboss e o aquece para fixa-lo o trabalho fica com uma textura em alto-relevo e brilhante.



F
Fita-banana: é uma fita dupla-face com espessura grossa, pois possui uma camada de espuma entre as superfícies adesivas. Ela serve para fiarem materiais para ficarem em alto-relevo.



Furadores: são extremamente usados. Existem vários tipos: com alavanca, tipo alicate, de borda continua, etc.Ele possibilita uma série de criações.



I
Ilhoses: lembram botões vazados. Geralmente são de metal. Existem de várias formas e são muito usados para decorações de páginas.



J
Journal: é o texto que você vai criar, onde vai conter informações da foto, como por exemplo data em que foi tirada, local, alguma mensagem, etc.



L
Lápis aquarelável: é um tipo de lápis, cuja pintura pode ser molhada e transforma-se em uma pintura aquarelada.



M
Miniaturas: são enfeites feitos em resina ou porcelana que imitam produtos já existentes.Há uma enorme variedade de miniaturas no mercado.



Molduras: são recortes prontos, com vários tamanhos , cores e formas. As molduras cobrem as extremidades da foto, dando um resultado decorativo muito bonito.

Moldura com  mosaico: É uma moldura com recortes vazados, como se fossem pequenas janelinhas. As fotos são cortadas e coladas nestas janelinhas.

Mosaico: é a técnica de montar fotos cortadas em pedaços, deixando pequenos espaços entre os fragmentos.



P
Papeis: são geralmente de gramatura 120 com acid-free. A medida mais utilizada é a 30,5 x 30,5 cm. Há várias padronagens, inclusive de papel vegetal.

Placa de corte: uma das principais ferramentas. Pode ser feita de vários materiais, mas a mais utilizado é a de material sintético.



Plástico protetor: são plásticos que acompanham os álbuns, e não contem ácido.

Q
Quilling: são tiras bem finas de papel cortadas para fazer a técnicsa de quilling, que consiste em formar figuras, colanado-as as bordas das tiras em outro papel. Você pode comprar as figuras já prontas.



R
Régua-molde: funcionam como gabaritos. Com elas, é possível inserir fotos dentro de uma imagem com recortes vazados.



T
Tags: São pequenas molduras feitas de papel em cor lisa, onde você coloca informaçoes sobre a foto. Pode-se cortar tags com furadores.



Tesouras artesanais: são tesouras com lâminas formatadas para deixar o corte com formas decorativas.



V
Vazadores de Ilhoses: existem vários tipos no mercado. Para quem está começando pode-se utilizar o furador e o martelo. Para quem quer algo mais profissional pode-se usar o Cro-a-dile que permite furar não só papel, mas também papelão, plástico, couro e até lata.


Exitem muito mais materiais e termos dentro do Scrap, mas acredito que os mais utilizados foram os que mencionei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário